Cinema
Ver também:
Memoratório... Miragaia foi à guerra
Entre 1961 e 1974, cerca de um milhão de homens partiram para combater em Angola, Guiné e Moçambique. Nesse tempo, também Miragaia foi à guerra. Houve jovens que partiram para África, pais que ficaram, moças que se fizeram madrinhas de guerra, há os que voltaram e os que por lá ficaram. Da guerra sobraram fotografias e memórias de um tempo que permanece guardado nos arquivos pessoais de quem o viveu. Este *Memoratório parte do encontro com gentes que habitam ou que outrora habitaram Miragaia e com as suas coleções fotográficas, revelando as muitas maneiras através das quais as estórias das vidas das gentes se cruzaram com a história recente da cidade, do país e do mundo.
Miragaia foi à guerra é um projecto de residência, integrado no Cultura em Expansão e desenvolvido em colaboração com a antropóloga Maria José Lobo Antunes. Depois de um primeiro momento público, em 2023, no qual ouvimos na primeira pessoa algumas histórias guardadas por décadas, lançamento em Novembro de 2024 o Caderno: Miragaia foi à guerra e fizemos a ante estreia de "Memoratório… Miragaia foi à guerra", umas photo-conversas a partir dos espólios fotográficos e fílmicos daqueles que se juntaram a nós ao longo destes dois anos.
* item antigo, usado e preservado, que define uma época, um momento da história, da cultura, de um comportamento datado e precioso, seja ou não colecionável.
Ficha Técnica
Pesquisa · Maria José Lobo Antunes e Miguel Ramos
A partir dos espólios de · Álvaro Manadelo, Arquivo Histórico da Força Aérea, Arquivo Municipal do Porto, Arquivo Nacional Torre do Tombo, Artur Queiroz, Associação Empresarial de Portugal, Centro Português de Fotografia, Exército Português, Fundação Mário Soares e Maria Barroso/Casa Comum, Graciano Barbosa, Joaquim Pinto, José Azevedo Oliveira, José Eugénio Pinto, Luís Nascimento & Jéssica Nascimento, Marcílio Pinto, Octávio Teixeira, Ten. Gen. Pilav. Ref. José Nico…
Conversadora · Maria José Lobo Antunes
Composição · Filipe Fernandes
Montagem e Câmara · Luís Ferraz
Dramaturgia · Miguel Ramos
Design · Macedo Cannatà
Iluminação · Miguel Ângelo
Som · Tiago Ralha
Captação Sonora · José Afonso
Plateau · Maria Manada e Rosário Melo
Comunicação · Ana Coelho
Produção · Confederação
Coprodução · Cultura em Expansão / Câmara Municipal do Porto
Agradecimentos · Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, Jéssica Nascimento, Joana Pontes, General José Nico, Luís Graça, Luís Nascimento, Grupo Musical de Miragaia, Joaquim Furtado…
Duração · 60’
Classificação · M12
Ante estreia · Novembro 2024